x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 0

acessos 12

[Discussão/Avaliação] Estruturação Societária e Tributária para Gestão de Consórcio de Energia Solar

Arthur Felipe

Arthur Felipe

Iniciante DIVISÃO 1 , Engenheiro(a)
há 2 horas Terça-Feira | 30 junho 2026 | 12:18

Olá, pessoal. Gostaria de submeter um modelo de negócio à avaliação crítica dos colegas contadores, advogados e empreendedores aqui do sub, para identificar possíveis pontos cegos operacionais ou fiscais.
Sou engenheiro eletricista e estou expandindo as operações da minha empresa (uma LTDA optante pelo Simples Nacional) para atuar na gestão e estruturação de consórcios de Geração Distribuída (GD) na modalidade de Geração Compartilhada.

Inicialmente, a operação funcionará de forma asset-light, apenas com usinas de terceiros. A ideia é conectar esses investidores a um grupo de clientes finais (empresas e pessoas físicas), atuando puramente como a administradora técnica e financeira do arranjo. Porém, o plano de expansão a médio prazo prevê o investimento em usinas próprias para compor esse mesmo consórcio.
Desenhei a seguinte estrutura contratual e tributária para a fase atual (usinas de terceiros) e queria saber se ela para de pé na visão de vocês:

1. Estrutura Societária e Regulatória

Constituição do Consórcio: Vamos registrar um contrato de Consórcio de Consumidores (ente despersonalizado) na Junta Comercial, gerando um CNPJ próprio. Esse CNPJ existirá apenas para fins burocráticos: cadastrar a usina na concessionária de energia e centralizar as cobranças.
Empresa Líder: Minha empresa de engenharia figurará no contrato do consórcio como a "Empresa Líder/Administradora", com plenos poderes para atuar junto à concessionária.